Voar como as Sementes - percurso sensorial


Caminhada orientada por Álvaro Fonseca e Pedro Ramos, num percurso circular, de baixa dificuldade, em caminhos e trilhos do Parque Florestal de Monsanto.

Voar como as Sementes’ é um convite a uma caminhada demorada e prazerosa, estimulando a escuta atenta, focando a atenção nas sensações do corpo e usando os sentidos além da visão. O percurso de cerca de duas horas, com partida e chegada junto ao Centro de Interpretação de Monsanto, será pontuado pela leitura de excertos de textos de Alberto Caeiro, Manuel Zimbro, Mia Couto e Rachel Carson.

“Sem o pesado fardo dos sentimentos, graças a uma indescritível sensibilidade, voam as sementes; mas como aqui não nos ocupa o saber botânico, mas a consideração impensável, (…) consideraremos, não as sementes que voam, mas o voar... das sementes que sem vento não voam, e interrogar-nos-emos sobre o atordoamento que leva o homem a não voar; esse ser sensível que sem ar não vive.” (Manuel Zimbro, ‘História Secreta da Aviação’, 1997)

 
Programa EARTHfest'2019: Day Out

Público-Alvo: Jovens a partir dos 15 anos e Adultos

Dia: sábado, 18 de Maio

Horário: 10h00 às 12h30

Ponto de Encontro: 9h50, na entrada do CIM

O que levar: roupa e calçado confortável, água e ‘snack’


Sobre os orientadores:

Álvaro Fonseca nasceu e vive em Lisboa. Foi professor universitário e investigador na área das Ciências da Vida (Microbiologia) durante 28 anos, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se presentemente numa jornada de reflexão e de procura de caminhos alternativos rumo a uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, tendo vindo a criar ligações com pessoas de diversas áreas do saber, como a educação, a investigação artística e o activismo político e ambiental. Acredita que pensadores, cientistas, artistas e outros cidadãos conscientes e motivados se devem envolver nessa jornada com o risco de termos pela frente um futuro muito sombrio e hostil. Tem desenvolvido acções de reflexão e partilha de conhecimento em escolas e em espaços públicos e associativos. Escreve sobre temas diversos da contemporaneidade em dois blogues (Transição ou Disrupção http://transicao_ou_disrupcao.blogs.sapo.pt/ e O Respigador da Internet https://respigadordanet.blogspot.com/). Tem colaborado com estruturas de investigação artística, como o c.e.m.-centro em movimento (http://www.c-e-m.org/), e de educação ambiental, como a FAREDUCA (https://fareduca.blogspot.com/), e é membro do grupo coordenador da Rede para o Decrescimento.

Pedro Ramos é Director Artístico da Ordem do O. Coreógrafo, Bailarino, Investigador, e  Professor de Dança e Hatha Yoga, tendo feito a sua formação como Instrutor no Centro Português de Yoga com Carlos Rui Ferreira . É Licenciado pela Escola Superior de Dança, tendo frequentado a Pós-graduação em Dança Movimento Terapia e comunicação não Verbal na UAL. Lecciona Composição e Hatha Yoga na Escola de Dança do Conservatório Nacional e Oficina de Corpo I e II na licenciatura de Teatro na Escola Superior de Arte e Desing das Caldas da Rainha. É Aluno de Mestrado de Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como intérprete tem trabalhado com vários criadores nacionais e internacionais. Tem feito várias criações  das quais destaca "Orbita do cérebro na planta da mão"; “Atractor Estranho”,“Diário Métafisico”, “Quadratura do Espaço Curvo”, Matriz Arcaica da Sublimação de um Corpo”, “Coniunctio” e nos últimos dois anos tem desenvolvido o projecto Alento, de criação, formação e investigação, a partir do qual tem desenvolvido diferentes capítulos e que desenvolve uma linguagem coreográfica alinhada com a Ecologia Profunda. Ao longo da sua carreira, tem sido várias vezes premiado e reconhecido, tanto a nivel individual (melhor bailarino contemporâneo 2008 - Gala Dance Awards - RTP1; Medalha de Mérito IPL - 2009) como no Colectivo (Caruma- espectáculo do Ano 2006; Aqui - um dos Espectáculos do ano 2009, Saga - Opera extravagante - Globos de Ouro; Txt - 1º Prémio Exprimenta Design, Quixote 1º prémio da SPA).

 

Mensagens populares